domingo, 14 de setembro de 2008

CADÊ A LINCENCIATURA?

Finalmente, após muitas idas e vindas, a Sociologia foi aprovada no ensino médio. Essa conquista foi resultado de uma intensa luta de professores, educadores e estudantes que enxergavam a sua necessidade para a formação do estudante secundarista. Porém, em contradição com essa medida, a PUC-SP não permite que seus estudantes façam licenciatura no curso de Ciências Sociais.

Esse tipo de postura apenas reforça a hegemonia de concepções elitistas na Faculdade de Ciências Sociais de que a PUC-SP deve formar pesquisadores de excelência e não professores para o ensino médio. Não compreendendo a universidade como composta pelo tripé ‘ensino, pesquisa e extensão’ e, além disso, considerando o ensino médio como um espaço insignificante para se discutir as questões sociais.

A nossa luta pela licenciatura não se restringe meramente à sua inclusão na grade curricular, pois como bem sabemos os educadores precisam ser educados. Agora nos cabe levantar e refletir criticamente sobre as seguintes questões: qual é o modelo de universidade que nos educa? Qual é o conhecimento acumulado? A serviço de quem? Qual é a finalidade da Sociologia?

Sabendo que não existe neutralidade na produção e circulação de conhecimento, devemos estar atentos ao fato de que essa luta é um elo dentro de toda a problemática que envolve o ensino superior desde sua composição social, qualidade e finalidade do ensino e, por fim, suas instâncias deliberativas que reproduzem e reafirmam o modelo existente.

Diante dessa realidade, a mobilização e organização dos estudantes são imprescindíveis para conseguirmos nossas demandas.

Um comentário:

willian neves disse...

cade a licenciatura?

Ninguém sabe, ninguém viu...

A igreja e a sua corja deram fim.

E a agora, criam uma ilusão de que o curso de CS só formam pesquisadores. . .